(055) 3422-1465      contato@anaportoalegre.com.br    |   

Queda x quebra de cabelo

Problemas relacionados aos cabelos estão entre as principais queixas no consultório do dermatologista. O cabelo está caindo muito, ou está ficando ralo, ou está fraco, as “entradas” estão cada vez maiores... são diversos os relatos.

No entanto muitos pacientes alegam queda de cabelo quando, na verdade, o problema é a quebra dos fios. Mas como saber a diferença?

Primeiramente, as causas são diferentes. A queda de cabelo pode estar relacionada a doenças do couro cabeludo, como o eflúvio telógeno e alopecia, ou doenças nutricionais, inflamatórias ou infecciosas, além de distúrbios emocionais. Já a quebra de cabelo está relacionada diretamente com a deficiência da queratina, proteína responsável por dar força aos fios. Isso acontece pelos danos causados por agentes químicos, como as tintas de cabelo ou os usados para fazer escova progressiva, por exemplo. Além disso, o excesso de calor das chapinhas e secadores também contribuem para a fragilidade dos fios.

Como são problemas diferentes, os dois casos também exigem tratamentos diferentes. O diagnóstico correto vai depender da avaliação do dermatologista, que pode pedir exames complementares para uma investigação mais profunda. É importante ressaltar que não há fórmulas milagrosas para a queda de cabelo, e muitas vezes os tratamentos caseiros podem prejudicar ainda mais o quadro. Procure sempre um dermatologista!

Fonte: Medical Site

Agende sua consulta!