(055) 3422-1465      contato@anaportoalegre.com.br    |   

Do que se trata a rotina skincare?

Você já deve ter ouvido falar sobre uma rotina de cuidados com a pele para evitar o envelhecimento precoce. Parte importante dessa rotina inclui controlar a exposição da pele à agentes e comportamentos nocivos, como sol, frio, tempo seco, poluição, poeira, produtos químicos, má alimentação, cigarro, insônia, radicais livres, etc. 

O primeiro passo é visitar um dermatologista de sua confiança. Seguindo critérios como idade, tipo de pele e nível de agressão cutânea, este profissional orienta um tratamento personalizado. O paciente deve seguir essas orientações à risca, reforçando alguns cuidados, veja:

Higienização, hidratação e proteção: estes são os cuidados diários. Tanto a higienização quanto a hidratação devem ser feitas duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite, para controlar a oleosidade, conservar o pH cutâneo e acalmar a pele. A limpeza realizada com uma loção tônica retira as impurezas do dia a dia, que impregnam a pele e podem originar diversas doenças, inclusive as respiratórias. A hidratação cuida das olheiras e das rugas, além de conservar o manto hidrolipídico, que protege a pele contra a perda natural de água. A proteção envolve o uso regrado de filtro solar com FPS mínimo de 30, independente da época do ano e da presença em ambiente externo, pois as luzes artificiais também afetam a pele. As fórmulas de fotoproteção contém vitaminas A, E e C, antioxidantes e ativos calmantes que diminuem a hipersensibilidade, a predisposição à queimadura e, claro, o fotoenvelhecimento.

Esfoliação: este é um cuidado semanal. Uma ou duas vezes por semana é o suficiente para esfoliar a pele, de modo que a camada superficial é renovada e a aparência é homogeneizada para facilitar a penetração dos dermocosméticos e controlar a oleosidade. Um bom esfoliante deve ter partículas de pequeno a médio porte, uniformes e, de preferência, de origem natural. Além disso, deve remover as impurezas sem agredir o tecido cutâneo por possuir propriedades calmantes, anti-inflamatórias, hidratantes e antissépticas na fórmula.

Limpeza de pele: o cuidado mensal é um procedimento mais complexo, que deve ser realizado apenas por profissionais qualificados. As peles oleosas exigem manutenção mensal, já as mistas e secas podem fazer limpeza a cada dois ou três meses. É indicada para extração de cravos, clarear manchas, reduzir rugas, melhorar a textura da pele, eliminar cicatriz, entre outros.

Viu? Dá pra fazer uma rotina skincare sem apelar para uma quantidade infinita de produtos de difícil acesso. Menos é muito mais, converse com seu dermatologista!

Fonte: Medical Site

19 de Setembro de 2019

Agende sua consulta!